logo

logo

domingo, 1 de março de 2015

As Creches e as Infecções Respiratórias

" Doutora, meu filho fica muito doente..." todo mês tem que tomar remédio...acho que ele tem baixa resistência..." ... Essa situação é muito comum nos consultórios pediátricos.
É sabido que as crianças abaixo dos 5 anos que frequentam creche ou escolinhas têm muito mais chance de ter infecções das vias aéreas superiores  (IVAS) de repetição, podendo chegar a 10-12 episódios ao ano, sendo a maioria (70%) causada por vírus. A criança alérgica aumenta a chance desta recorrência.
A frequência aumentada de infecções respiratórias entre crianças que iniciam precocemente na creche deve-se a imaturidade adaptativa de seu sistema imunológico que fica exposto a diferentes agentes, em um curto espaço de tempo, pelo contato com outras crianças.
Em crianças saudáveis espera-se que os episódios de IVAS ocorram nos primeiros seis
 meses de exposição ao novo ambiente. Em geral, essas crianças têm crescimento e desenvolvimento normais e os quadros infecciosos não costumam evoluir com complicações.
Caso  as IVAS levem a sibilos ( chiado no peito ) recorrentes, recomenda-se marcar uma consulta com o pneumologista pediátrico.
Quando a creche for uma necessidade da família, esta deve sempre manter em dia a vacinação da criança e fazer a higienização nasal adequada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário