logo

logo

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Alergias respiratórias

A alergia é uma reação exagerada do nosso organismo após exposição a um agente do meio ambiente. 
De maneira geral, a alergia começa na infância e pode continuar na vida adulta. No Brasil, 30% da população apresenta algum tipo de alergia, sendo que 20% são crianças. 
A grande maioria das reações alérgicas resulta da interação genética do paciente com as características do meio ambiente. Quando não controlada, a alergia pode causar infeções e também comprometer o sono, o crescimento e o desenvolvimento da criança. 
É sabido que a alergia tende a melhorar com a idade, desde que se faça um bom controle ambiental , evitando os fatores desencadeantes. Os agentes que  geralmente provocam a alergia podem ser divididos em 4 grupos:
1) Alérgenos: ácaros da poeira, fungos do mofo, pêlos de animais domésticos como cães e gatos, pólens e baratas.
2) Irritantes: fumaça de cigarro, poluição ambiental, tintas, produtos de limpeza, perfumes e outros produtos de odor forte.
3) Físicos: mudança climática, exercícios físicos, fatores emocionais. 
4) Infecções: vírus da gripe ou resfriado 
Nas crianças, as alergias  respiratórias são as mais comuns.  A rinite alérgica é uma inflamação nasal  caracterizada por secreção, espirros repetidos, coceira no nariz e olhos e entupimento nasal. A asma é uma doença respiratória mais grave e tem como sintomas tosse,  falta de ar, chiado e sensação de "aperto no peito".
A maioria das reações alérgicas pode ser prevenida , evitando expor a criança aos fatores desencadeantes. É importante saber que nenhum tratamento para alergia será totalmente eficaz se não for interrompido o contato com os agentes que desencadeiam os sintomas alérgicos. 

Cuidados no dia- a -dia das crianças alérgicas:
- dormitório simples, bem arejado e com boa entrada de sol.
- usar capas impermeáveis ( de plástico , couro ou vinil) em colchão e travesseiros 
- lavar as roupas de cama 1 vez por semana
- retirar objetos que acumulam pó dos cômodos onde a criança mais fica: tapetes, cortinas, carpetes, cobertor de pêlo, pelúcias 
- limpar o chão da casa diariamente com pano úmido
- evitar inseticidas, talcos, perfumes e produtos de limpeza com cheiro forte 
- evitar contato com cães  e gatos 
- evitar contato com fumantes